Muitos empreendedores acreditam que basta uma boa ideia para que o sucesso aconteça. Outros, por sua vez, acham que com trabalho duro e muito esforço, os objetivos serão naturalmente alcançados – o que nem sempre acontece.
Ter um planejamento empresarial claro, eficaz e realista pode ser mais eficiente do que uma grande ideia. E mais: a falta do planejamento empresarial pode enterrar os sonhos do mais esforçado dos empresários.
Não quer que isso aconteça com você? Então veja agora tudo que você precisa saber para criar um bom planejamento para o seu negócio!
O planejamento empresarial estratégico tem como objetivo estabelecer uma meta que a empresa terá que alcançar, mas isso, a longo prazo. Por isso, ele é tão importante, pois revela quais são os atuais desafios do empreendimento e o que deve começar a mudar hoje, para garantir o sucesso de amanhã.
O planejamento empresarial estratégico costuma levar em consideração fatores internos e externos, como a economia, o nível de crescimento de mercado e o aumento da participação da empresa no segmento em que atua, por exemplo.
Se o dono de uma rede de varejo tem como meta tornar-se a líder de vendas em sua cidade, ele terá que desenvolver um planejamento empresarial estratégico, detalhado, para chegar lá.
O planejamento empresarial tático tem como propósito estudar quais serão os recursos
que o empreendedor terá que levantar para alcançar seus intuitos.
Quantos colaboradores serão contratados? Que equipamentos devem ser adquiridos? Que estruturas devem ser construídas? São perguntas como essas que o planejamento tático deve responder. Este é um planejamento de médio prazo, feito anualmente. É um estudo mais prático.
O planejamento empresarial operacional tem como meta fazer com que os outros setores da empresa, que não estão diretamente ligados ao setor administrativo, trabalhem de forma eficiente, para que o negócio consiga alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico.
Um exemplo? Ok. Vamos supor que a meta estabelecida no planejamento estratégico seja aumentar o lucro em 15%. Uma ideia de planejamento operacional seria melhorar o atendimento pós-venda, para fidelizar clientes. Ficou mais simples, não é mesmo? O planejamento operacional tem um viés mais prático e imediato.
Para realizar um bom planejamento empresarial, é necessário ter em mãos a maior quantidade de dados sobre a empresa e sobre o mercado de atuação. Consulte a análise SWOT e estabeleça as fraquezas, oportunidades, pontos fortes e ameaças envolvidas na criação de seu negócio.
Além disso, também é preciso controlar o fluxo de caixa, ter conhecimento sobre a gestão de processos adotada no empreendimento e entender como o mercado está reagindo ao seu produto ou serviço. Essas são noções essenciais para garantir o êxito do planejamento, seja ele estratégico, tático ou empresarial.
O Brasil é conhecido mundialmente pela vocação empreendedora; no entanto, temos uma grande taxa de mortalidade entre pequenas e médias empresas. Em grande parte, isso acontece pela falta de planejamento empresarial e falhas na liderança. Por não saber, de fato, onde se deseja chegar e nem o que será necessário para alcançar as intenções estabelecidas.
Agora que você já sabe a importância de um bom planejamento para a sua empresa, que tal descobrir como expandi-la para o ambiente digital? Nos vemos no próximo post!
Este artigo originalmente foi publicado em nosso blog:
Descubra como alavancar suas vendas através do marketing de indicação.
Para fazer marketing digital para área da saúde é necessário produzir um tipo de conteúdo…
Graças ao marketing para clínicas e consultórios médicos ou dentistas também podem ser encontrados facilmente…
Os produtos e serviços que você oferece, não importa quais sejam, são procurados todos os…
Para que você invista corretamente sua verba para anúncios online, existem agências especialistas em Facebook…
Para alavancar seu eCommerce é preciso conseguir acessos relevantes e a melhor forma de aumentar…
Leave a Comment